PODER DE COMPRA DOS PORTUGUESES ABAIXO DA MÉDIA EUROPEIA

dinheiro1De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat relativos a 2011, o poder de compra de um português está 23 por cento abaixo da média europeia.

Em 2010, o poder de compra de um português situava-se nos 81 por cento do valor médio dos 27 países da União Europeia. Um ano depois, essa diferença de rendimento aumentou, sendo que por cada 100 euros que um europeu ganha, um português consegue apenas 77 euros. ão menos quatro euros em apenas um ano, com perda de poder de compra que se reflete na economia.

Os indicadores foram divulgados hoje pelo gabinete estatística europeu, que avaliou o Produto Interno Bruto dos 27 países que compõem a União Europeia, para determinar o poder de compra médio.

O país que ocupa o primeiro lugar nesta lista de rendimentos é o Luxemburgo, que apresenta 274 por cento do rendimento médio, à frente da Holanda, que apresenta 131 por cento. Há somente oito países em toda a União Europeia com menos rendimentos do que os portugueses, sendo que a Bulgária está no último lugar, com 55 por cento.