GRANDE REPORTAGEM NO HOSPITAL DE DIA EM ELVAS

H2_1A Rádio Campo Maior apresenta hoje uma grande reportagem no Hospital de Dia em Elvas.

Há histórias de vida que habitam e se cruzam nos corredores do Hospital de Dia em Elvas. Todas as histórias partilham a dor de uma doença que teima em crescer, em ser maior.

Para a combater contam com os avanços da ciência e com o optimismo e garra de fazer frente a um mal que não lhes pertence, que não escolheram.

A Joana, nome fictício, foi-lhe diagnosticado cancro da mama há 8 anos. Ultrapassou a doença, mas não a venceu. Recentemente voltou a ouvir o que mais temia: – o cancro tinha regressado, agora de uma outra forma, dissimulado numa outra parte do seu corpo.

Joana fala-nos das diferenças encontradas no antes e depois do novo hospital de Dia em Elvas e, acima de tudo, deixa-nos uma lição de optimismo que a fazem agarrar cada segundo da vida e acreditar, sobretudo Acreditar e Aceitar.

Manuel Figuera, com 66 anos, atravessa um percurso de luta pela vida e recorda em pormenor as datas que lhes transformaram os dias. O optimismo, a vontade de viver, são armas de defesa na luta contra o cancro.

O cancro surpreende e apanha à queima-roupa sem olhar a idade, sexo ou estatuto social.

Elsa Grilo, com 42 anos, faz questão de partilhar a sua história, para que se quebre o tabu, o estigma em relação à doença. É preciso falar, falar e voltar a falar do cancro. Posição partilhada pelo médico oncologista, Sérgio Barroso.

A violência dos tratamentos não afasta os doentes do caminho que têm de percorrer, num percurso muitas vezes iluminado pela fé.

O novo Hospital de Dia de Elvas funciona nas instalações da Unidade hospitalar de Santa Luzia desde novembro de 2010.