Reguengos de Monsaraz: Amor Electro, Adiafa e Romana nas Festas de Santo António

Festas_St_Antnio_2011_67As Festas de Santo António, realizam-se a partir de hoje e até 13 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz inclui a actuação de Amor Electro, Adiafa, Romana e a banda Função Públika.

As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e o destquaque para o dia de hoje vai para a maratona mototurística 14ª Portugal de Lés a Lés. Esta iniciativa da Federação de Motociclismo de Portugal que ligará Tavira a Boticas vai parar pelas 11h em Reguengos de Monsaraz e depois percorrerá as ruas da cidade.

A abertura oficial das Festas de Santo António decorre às 19h no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. A partir das 21h o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz inicia o desfile de moda do comércio local, “Reguengos Fashion”.

A noite continua com Romana, e prolonga-se pela madrugada com os dj’s Luiz del Mata, Miss Shy e Grouse, que terá uma atuação ao vivo.

No sábado, dia 9 de junho, o programa das Festas de Santo António inicia-se às 10h com o desfile e atuação de fanfarras de bombeiros pelas ruas da cidade, que uma hora mais tarde se vão concentrar na Praça da Liberdade. Pelas 17h30 decorre a apresentação do livro “A evolução do automóvel”, de Miguel Mira, proprietário de uma das maiores coleções de automóveis clássicos e antigos do país.

A partir das 19h45, no palco principal do Parque de Feiras e Exposições será transmitido num ecrã gigante o jogo do Europeu de futebol entre Portugal e a Alemanha, seguindo-se o espetáculo com Amor Electro. Esta banda composta por Marisa Liz, Tiago Pais Dias, Rui Rechena, Ricardo Vasconcelos e Lito Pedreira (músico convidado) vai subir ao palco às 22h para apresentar o disco “Cai o Carmo e a Trindade”.

A fechar a noite, a partir das 23h30, decorrem as atuações dos dj’s Miller F, Plastik’s e Thiga feat Sérgio G (Sax & Percussion Live Act).

No dia 10 de junho, às 9h30, no Auditório Municipal, inicia-se o Congresso Ibérico sobre Desenvolvimento Rural, uma organização da Universidade Aberta e do Município de Reguengos de Monsaraz.

A partir das 10h realiza-se a 7ª Corrida em Família, uma prova sem caráter competitivo que terá centenas de participantes num circuito de quatro quilómetros em que o lema é praticar desporto, a andar ou a correr. Às 17h30, na Praça de Toiros José Mestre Batista, decorre a corrida de toiros comemorativa dos 25 anos de alternativa de Luis Rouxinol. Para além do homenageado, nesta corrida de toiros vão participar os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas, mas também os amadores Luís Rouxinol Jr. e Miguel Moura. As pegas estarão a cargo dos Amadores de Monsaraz e de Redondo. Serão lidados quatro toiros de Murteira Grave e dois novilhos de Passanha.

O grupo de música Folk nacional Uxu Kalhus atua às 22h e vai apresentar o seu terceiro disco, “Extravagante”, lançado no início deste ano.

No dia 11 de junho, às 21h30, realiza-se o espetáculo de dança juvenil “Zumba Kids”, pelo Fit Club Ginásio, seguindo-se meia hora mais tarde “A Nossa Música”, a cargo da Escola de Música “Sítio do Galhanas” e dos seus convidados. A partir das 23h30 a banda Impaktu’s vai abrilhantar um baile popular durante a madrugada.

Na terça-feira, dia 12 de junho, às 21h30, realiza-se o desfile e atuação de sete marchas populares de Santo António.

A partir das 23h e durante o resto da noite decorre o espetáculo com a banda Função Públika.

O último dia das Festas de Santo António, 13 de junho, feriado municipal, inicia-se pelas 10h, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do Içar das Bandeiras e a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Às 10h30, na Praça da Liberdade, concentram-se as imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se meia hora mais tarde a Eucaristia.

Pelas 21h30 as marchas populares voltam a desfilar e atuar no Parque de Feiras e Exposições. Nesta noite haverá mais uma marcha, nomeadamente a marcha convidada da Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede. A fechar as Festas de Santo António realiza-se um espetáculo com o grupo de música popular Adiafa.