O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior esteve presente na reunião promovida ontem (quarta-feira, dia 6) pela Câmara Municipal de Elvas. Uma reunião de trabalho com os presidentes das câmaras municipais de Elvas, Monforte, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal.
O ponto único da ordem de trabalho foram as notícias recentes que se relacionam com o Serviço de Cirurgia com internamento do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
No final desta reunião, a maior preocupação dos autarcas presentes converge na consideração que o Hospital de Santa Luzia, em particular do seu serviço de Cirurgia, assegura uma prestação fundamental aos municipios abrangidos pela área de influência desta unidade hospitalar, com protocolos assinados, onde os utentes encontram resposta para as suas necessidades na área de saúde.
As questões turísticas e económicas da região foram também um factor que suscitou preocupação aos autarcas reunidos.
Por fim, os autarcas manifestaram o desejo de se disponibilizarem, por todos os meios por si considerados convenientes, para se baterem em defesa das populações que representam, tão amaeçadas por este estudo na área da saúde.
De recordar que a Entidade Reguladora da Saúde entregou ao ministro da Saúde uma proposta para a elaboração de nova Carta Hospitalar. Esta proposta inclui o fim da cirurgia geral com internamento no Hospital de Santa Luzia, em Elvas
A concretizar-se este estudo encomendado pelo Governo, terá lugar o encerramenro do serviço de cirurgia do hospital de Elvas, podendo apenas efectuar-se cirurgias de ambulatório, sem internamento.