Alandroal dispõe de Cantina Social

cantinaO concelho de Alandroal dispõe de um serviço de Cantina Social, fruto de um protocolo estabelecido entre a Segurança Social e o Lar Cantinho Amigo, de Santiago Maior, no âmbito do programa de Emergência Alimentar.

De acordo com João Grilo, autarca local, este “processo permite que pessoas em dificuldade momentânea tenham acesso a refeições pelo custo simbólico de um euro durante o periodo em que estiverem em dificuldades”.

O protocolo estabelecido com a Segurança Social prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, que poderão ser consumidas no Lar Cantinho Amigo ou levadas para casa.

Numa primeira fase, que terá a duração de três meses, a Cantina Social, que se destina essencialmente aos idosos e a famílias com baixos rendimentos ou afectadas pelo desemprego, estará disponível apenas na freguesia de Santiago Maior. “Nos primeiros três meses do programa estão sinalizadas seis familias, no entanto, nas próximas semanas serão sinalizadas mais”, refere João Grilo.

Numa segunda fase, e com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal, toda a população do concelho poderá beneficiar deste serviço.
Todos aqueles que desejem candidatar-se a esta medida devem entrar em contacto com o serviço local da Segurança Social de Alandroal, Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal, Lar Cantinho Amigo, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social e Paroquial de Alandroal, Associação para Protecção dos Idosos de Terena (APIT) e Agrupamento Vertical de Escolas, que fará a sinalização e encaminhamento das crianças que possam precisar deste apoio.