Fim da Cirurgia no Hospital de Elvas mobiliza autarcas da região

CirurgiaA Entidade Reguladora da Saúde entregou ao Ministro da Saúde uma proposta para a elaboração de nova Carta Hospitalar.

Esta proposta inclui o fim da cirurgia geral com internamento no Hospital de Santa Luzia em Elvas

A concretizar-se este estudo encomendado pelo Governo, terá lugar o encerramento do serviço de cirurgias do Hospital de Elvas, podendo apenas efectuar cirurgia de ambulatório.

Secretário de Estado da Saúde afirma que decisão final “ainda não foi tomada”

Manuel teixeira, Secretário de Estado da Saúde, afirma que é necessária uma adequação dos serviços e alertou para o facto da decisão final ainda não estar tomada.

Presidente da ULSNA quer ouvir autarcas

Por sua vez, Dorinda Calha, presidente da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), assegurou que a decisão não será tomada sem ouvir as autarquias.

Ouvir aqui Reportagem

Autarcas preparam estratégia de luta

A nossa reportagem foi saber o que pensam as autarquias da região sobre a possibilidade de encerramento do serviço de cirurgia do Hospital de Elvas.

Não esquecer que há municípios como os de Campo Maior, Monforte, Borba, Vila Viçosa, Estremoz e Alandroal que recorrem aos serviços do Hospital de Elvas.

Rondão Almeida, presidente da autarquia de Elvas, manifesta o seu desagrado relativamente a esta proposta e afirma estar já a delinear formas de luta. A primeira é o diálogo. Se o diálogo com as entidades competentes não resulta, Rondão Almeida alerta a população para a necessidade de sair à rua.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, considera a possibilidade de encerramento descriminatória e diz ser hora de unir forças.

Miguel Rasquinho, presidente da Câmara Municipal de Monforte, manifesta a sua oposição relativamente à possibilidade de encerramento do serviço de cirurgia do hospital de Elvas.

Ângelo de Sá, presidente da Câmara Municipal de Borba, explicou porque o seu municipio defende a continuidade do serviço de cirurgia em Elvas.

Luis Roma, autarca do municipio de Vila Viçosa, diz-se “muito preocupado” com a possibilidade de encerramento deste serviço.

A Câmara Municipal de Elvas tem agendada para hoje uma reunião de trabalho com os Presidentes das Câmaras Municipais Campo Maior, Monforte, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal.

O ponto único da ordem de trabalho prende-se com as notícias recentes que se relacionam com o Serviço de Cirurgia com internamento do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Esta reunião está marcada para o salão nobre da Câmara Municipal de Elvas, a meio da tarde.

No final, cerca das 18.30 horas, vai haver uma conferência de Imprensa para apresentação das conclusões saídas desta reunião