O novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) tomou posse esta manhã.
Foi empossada como presidente a médica Dorinda Calha, numa cerimónia que foi presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira.
Questionado sobre a possibilidade do aumento da utilização do serviço de urgências nos hospitais ter acontecido derivado do encerramento de várias extensões de saúde no distrito de Portalegre, Manuel Teixeira considera que os utentes devem continuar a recorrer aos centros de saúde, uma vez que as urgências são um local perigoso.
O secretário de Estado da Saúde afirmou, no seu discurso, que há vários desafios que a ULSNA tem pela frente como a diminuição do tempo de internamento, que no Alto Alentejo é de uma média de 8,4 dias e a diminuição do número de cesarianas que é superior em 10% em relação a outros pontos do país.
Manuel Teixeira destacou ainda na ULSNA o crescimento do número de cirurgias de ambulatório, que ainda assim é inferior a outras zonas do país, o elevado custo de medicamentos por utilizador, e ainda a elevada utilização de ansiolíticos e antidepressivos nos utentes.
O secretário de Estado mostrou-se surpreendido com o aumento de urgências em 2011, havendo no entanto já este ano uma diminuição do volume de consultas e diminuição de cirurgias, o que piora a situação das Unidades Locais de Saúde.
No seu discurso de tomada de posse, Dorinda Calha mostrou uma atitude proactiva, dizendo que o desafio actual é o de fazer mais e melhor com os recursos existentes, aperfeiçoando a organização e a gestão a todos os níveis, e que é essencial abandonar a postura de esperar que os outros façam alguma coisa.
Dorinda Calha pretende, nestas novas funções, assegurar uma gestão adequada aos desafios actuais e futuros, na perspectiva de que no final do mandato, a ULSNA estará estruturalmente melhor, mais modernizada e eficiente. A trabalhar desde 11 de abril enquanto presidente da ULSNA, Dorinda Calha realça que este é um desafio, que não tem sido fácil.
A tomada de posse do novo Conselho de Administração da ULSNA, decorreu esta manhã no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre. Além de Dorinda Calha integram o Conselho de Administração da ULSNA, Jorge Fernandes Ferreira Gomes, António José Chaves Miranda, Joaquim Filomeno Duarte Araújo, e José Carlos Freixinho.