Portugal é o segundo país da OCDE com mais desempregados

DesempregoDe acordo com os dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa de desemprego em Portugal voltou em Fevereiro a atingir um novo máximo, alcançando os 15 por cento, o que coloca o país no segundo lugar da lista dos países da OCDE com mais desemprego, depois da Espanha.

Segundo os dados da OCDE, apenas a Espanha supera a taxa de desemprego portuguesa, com níveis bem superiores aos dos restantes países: 23,6 por cento em Fevereiro, acima dos 23,3 por cento registados em Janeiro.

Na zona euro, além de Portugal e Espanha, viram o desemprego subir em Fevereiro a Áustria (mais 0,1 pontos percentuais, para 4,2 por cento), o Luxemburgo (mais 0,1 pontos percentuais, para 5,2 por cento) e a Itália (mais 0,2 pontos percentuais, para 9,3 por cento).

Em sentido inverso, a taxa de desemprego caiu 0,1 pontos percentuais na Finlândia (para 7,4 por cento) e na Holanda (para 4,9 por cento).

 

Nos restantes países da OCDE, a Hungria destacou-se pelo maior recuo na taxa de desemprego (de 11,7 para 11 por cento) e a Coreia pela maior subida (de 3,2 para 3,7 por cento).

Dados mais recentes já relativos ao mês de Março apontam para uma diminuição da taxa de desemprego nos EUA (para 8,2 por cento, contra 9,1 por cento em agosto de 2011) e no Canadá (para 7,2 por cento, contra 7,4 por cento no mês anterior).

De acordo com as estimativas da OCDE, em Fevereiro havia 45 milhões de pessoas desempregadas na região, mais 0,4 milhões do que no mesmo mês de 2011 (o primeiro aumento anual desde maio de 2010) e superior em 14,3 milhões de pessoas face a Fevereiro de 2008.