Governo não dá tolerância de ponto na terça de Carnaval

CarnavalO primeiro-ministro, Passos Coelho, anunciou ontem, sexta-feira dia 3 de fevereiro, que o Governo não dá tolerância de ponto aos funcionários públicos na terça-feira de Carnaval, 21 de fevereiro, argumentando que “ninguém perceberia” que tal acontecesse numa altura em que o Executivo se propõe acabar com feriados.

À semelhança de outros autarcas representantes de municípios que apostam em desfiles de Carnaval, José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, considera esta decisão “preocupante”.

“Vou consultar os grupos que integram o Carnaval de Elvas e, em conjunto, iremos decidir o que fazer. A medida prejudica a economia do concelho, uma vez que são esperados milhares de visitantes e, agora, é preciso repensar que tipo de Carnaval iremos ter”.

“O Governo tem autonomia para tirar a tolerância de ponto e as autarquias têm autonomia para a dar. No caso de Elvas vou ponderar em dar essa tolerância de ponto, porque o primeiro-ministro não é um Deus”, justificou.

“De há dois anos a esta parte, reduzimos o investimento na festa do Carnaval em cerca de 50 por cento. Este ano, o orçamento oscila entre os 30 a 40 mil euros”.

Ouvir aqui as declarações 

A decisão já foi contestada pelas principais centrais sindicais. O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou “inadmissível” que o Governo não dê a tradicional tolerância de ponto aos funcionários públicos na terça-feira de Carnaval, “castigando-os” com mais um dia de trabalho.