USNA: taxas moderadoras “brutais” para o distrito

 

VelhoA União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA) já tornou pública a sua posição sobre o aumento das taxas moderadoras na saúde. Em comunicado, a USNA, considera “brutais” o aumento das taxas moderadoras para 2012.

“Num distrito como o nosso em que mais de 60% da população são idosos e onde a pobreza alastra, fruto das políticas de destruição do aparelho produtivo e de destruição de emprego, onde uma em cada cinco famílias já tem que recorrer ao apoio alimentar das diferentes instituições a operar no distrito, onde cresce o número de idosos obrigados a “optarem” entre o medicamento ou o pão, impor o pagamento de uma taxa de cinco euros num centro de saúde ou de vinte euros nas urgências dos hospitais é mais que uma medida imoral: é um roubo e uma condenação à morte para populações que já não tem o suficiente para comer”. 

 União dos Sindicatos do Norte Alentejano reúne hoje a sua direcção regional para definir a forma como será cumprida, também no distrito de Portalegre, a Semana de Luta convocada pela CGTP-IN, para o período de 12 a 17 de Dezembro.