Vem aí o quinto fim-de-semana prolongado do ano

calendárioEntre fins-de-semana, férias, feriados e pontes, os portugueses vão ficar em casa, este ano, até 139 dias. 2018 traz 13 feriados, 10 deles durante a semana, três fins de semana prolongados e outras quatro possibilidades de ponte.

O ano arrancou logo com boas notícias. O primeiro dia de janeiro, à segunda-feira, marcou também o primeiro fim-de-semana prolongado. Algo que só se vem a repetir quase três meses depois, com a Sexta-Feira Santa, a 30 de março. Dois dias mais tarde, a 1 de abril, chegou a Páscoa – como sempre, ao domingo.

Ainda em abril, o Dia da Liberdade celebrou-se a uma quarta-feira. Maio abriu com feriado à terça-feira: o Dia do Trabalhador foi a primeira ponte do ano.

A fechar o mês de maio, o cenário repetiu-se, com o Corpo de Deus, sempre à quinta-feira, e deixou a hipótese de mais um fim-de-semana de quatro dias.

Em junho, o dia de Portugal coincidiu com um domingo e, durante o verão, a 15 de agosto, a Assunção de Nossa Senhora, coincidiu com uma quarta-feira.

A 5 de outubro, feriado da Implantação da República, que coincide com uma sexta-feira, vai repetir-se um fim-de-semana prolongado.

No mês seguinte, o 1º de novembro assinala-se a uma quinta-feira e deixa em aberto mais um fim-de-semana de quatro dias. O arranque de dezembro traz notícias menos animadoras: os dias 1 e 8 serão ao sábado. Já no que toca ao Natal, celebra-se a uma terça-feira – a última ponte de 2018.