Feira do Chocalho com Mostra Agropecuária

cartaz_feira_chocalho_2018Começa já amanhã, em Alcáçovas, mais uma edição da Feira do Chocalho que se prolonga até domingo, com um programa diversificado. Música, artesanato, exposições, tasquinhas, feira franca e tauromaquia são alguns dos destaques do certame.

Adiafa & Cantadores de Alcáçovas, Miguel Araújo e Cuca Rosetas são os cabeças de cartaz de um certame que conta com mais de 50 expositores e pretende ser um espaço de promoção da economia local que apresenta novidades.

A I Mostra Agropecuária é uma das novidades com exposição de animais (ovinos, caprinos e muares) e de maquinaria e equipamentos agrícolas. Esta zona do recinto vai acolher também o III Concurso Regional de Alcáçovas do Rafeiro Alentejano, organizado pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo, bem como demonstrações ao vivo do fabrico do chocalho e de tecelagem.

O programa da Feira do Chocalho 2018 abarca ainda em termos musicais, animação com Os Chocalheiros de Ficalho, Raiz, U.M.M, André Manços e M-PEX. Destaque ainda para o desfile com o Caretos de Podence, integrado no Alentejo em Cena, no sábado, dia 21, ao final da tarde, no recinto da feira e na Rua da Esperança.

Outro dos destaques do certame é o Summer Legacy, um espaço criado pela Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense (ACRA) direcionado para a camada jovem e que, de ano para ano, tem vindo a fazer grande sucesso. Pelo palco do Summer Legacy vão passar nomes como os de Kevu, Tape e DJ Mira, na sexta-feira, Zinko, Sunlize e Galvanize, no sábado. Para domingo está agendada a “Legacy Red Carpet”, a partir da meia-noite, com a participação das alunas da ACRA ao som do DJ Mira.

Ao longo da feira vão ainda decorrer um conjunto de atividades equestres dinamizadas pela Associação Tauromáquica Alcaçovense, que inclui na sexta-feira, a partir da meia-noite, uma garraiada, na praça de touros e, no domingo, pelas 9h30, o V Passeio a Cavalo “Miguel Grave”.

Para o fim de semana estão ainda agendadas a Caminhada “Canadas d’Alcáçovas” promovida pelo Alcáçovas Outdoor Trails e o III Trail do Chocalho realizado pelo Município de Viana do Alentejo, que irão juntar mais de 250 pessoas.

No pavilhão da Gamita, no âmbito do Ciclo de Exposições Património Imaterial UNESCO, está patente ao público a Exposição “Fado – Música Popular Urbana Portuguesa”.

Ao longo dos três dias do certame pode ainda visitar o Paço dos Henriques, a Igreja Matriz, a Oficina Chocalhos Pardalinho ou desfrutar das Piscinas Municipais.

A Feira do Chocalho 2018 é organizada pelo Município de Viana do Alentejo em colaboração com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e associações locais.

Share on FacebookTweet about this on Twitter