‘Terras Sem Sombra’ em Elvas

TerrasSemSombraO festival Terras Sem Sombras passa este fim-de-semana por Elvas.

A festividade mistura música barroca com iniciativas de biodiversidade, está pela primeira vez no Alto Alentejo.

Na tarde de sábado, 19 de Maio (15h00), há uma visita guiada ao Forte da Graça,  monumento classificado pela UNESCO como património cultural da Humanidade.

A visita é guiada pelos técnicos de património Margarida Ribeiro e Rui Jesuíno.

Às 21h30 há concerto na Sé de Elvas através de um dos principais agrupamentos de música antiga de Espanha, Clarines de Batalla. Um conjunto de peças dos finais do séc. XVII e dos princípios do séc. XVIII, escritas para trombetas naturais como para trombetas de órgãos e acompanhadas por percussões históricas.

A manhã de domingo, dia 20, é dedicada,  pelo Terras Sem Sombra, à agricultura de conservação. Um conjunto de práticas que permitem o maneio do solo agrícola com a menor alteração possível da sua composição e estrutura e são de grande importância para a defesa da biodiversidade, na Herdade do Melinho, na freguesia de N.ª Sr.ª da Expectação. A visita, orientada por Gabriela Cruz, engenheira agrónoma, e pelos geólogos Rui Dias e Isabel Machado.

A partida faz-se em Elvas às 9h30, tendo como ponto de encontro na ermida de N.ª Sr.ª da Nazaré, à entrada das muralhas.