Elvas vai contar com laboratório de inovação agrícola

DSC_0202Um laboratório colaborativo de inovação agrícola vai surgir nas instalações do Pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrícola (INIAV).

Este espaço resulta de um protocolo assinado esta terça-feira, dia 15, entre o INIAV, a Câmara Municipal de Elvas e a Universidade Nova de Lisboa, no decorrer das comemorações do Dia do Agricultor.

Isabel Rocha, uma das responsáveis deste projeto, explica que “o laboratório visa desenvolver bio pesticidas que possam substituir muitos dos pesticidas que estão a ser retirados do mercado”.

De acordo com Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, “vai ser feito um investimento de cerca de dois milhões e meio de euros” para a instalação deste laboratório.

DSC_0168O presidente considera muito positivo o trabalho desenvolvido pelo INIAV: “não nos podemos esquecer que diariamente temos nas nossas mesas produtos produzidos no INIAV, como é o caso do grão-de-bico”.

Benvindo Maçãs, diretor do INIAV de Elvas, fala-nos sobre os dois grandes focos da edição deste ano do Dia do Agricultor: “a apresentação da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, a assinatura do protocolo para a instalação do laboratório e, a terminar, a apresentação das novidades de espécies produzidas na Estação de Melhoramento de Plantas”.

A terminar, foi apresentada a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais.

Trata-se de uma estratégia “de médio e longo prazo que pretende inverter uma situação desadequada em relação ao setor dos cereais”, de acordo com o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.

As comemorações do Dia do Agricultor decorreram no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.