Azeite alentejano considerado o melhor do mundo

azeite.jpgO azeite produzido pela Sociedade Agrícola Vale do Ouro, em Ferreira do Alentejo, venceu a categoria de melhor ‘Azeite Verde Ligeiro’, do prémio Mario Solinas, o mais prestigiado prémio internacional, segundo noticia o ‘Expresso’.

Foram atribuídas quatro distinções a Portugal: 1º prémio, para azeite verde ligeiro, à Sociedade Agrícola Vale do Ouro, de Ferreira do Alentejo.

2º prémio para um azeite da Sovena e, no terceiro prémio, dois galardões para as empresas Fitagro e para a Elosua, ambas de Ferreira do Alentejo.

Portugal iguala assim pela primeira vez Espanha em número de prémios atribuídos nos primeiro segundo e terceiro lugares (onde são consideradas quatro categorias por cada nível – azeite verde intenso, médio, ligeiro e maduro).

Na edição deste ano do prémio Mario Solinas 2018 estiveram 189 marcas de azeite. Espanha, que é o maior produtor mundial, concorreu com 97 marcas, Portugal com 35, Tunísia com 16, Itália com 15, Marrocos com 12, Grécia com 5, Turquia com 4, China com 2 e Brasil, França e Croácia com 1 marca.

A entrega dos galardões é em Nova Iorque (Estados Unidos da América), a 29 de Junho durante a Fancy Food Show, a maior feira de produtos alimentares gourmet à escala global.