2.ª Edição Workshop Arqueologia 3.0

Arqueologia_grandeA segunda edição do Workshop Arqueologia 3.0, agendada para os dias 15 e 16 de Março, tem como temática a Divulgação, Comunicação e Socialização da Arqueologia.Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação da Casa de Bragança – Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e da Universidade de Évora – Centro Ciência Viva de Estremoz, instituições anfitriãs do evento.

O primeiro dia do Workshop decorrerá nas instalações do Museu de Arqueologia da Fundação da Casa de Bragança (Vila Viçosa) e o segundo terá lugar no Centro Ciência Viva de Estremoz. Durante estes dois dias, e seguindo a linha condutora da primeira edição do evento, pretende-se abordar a questão da divulgação e valorização do património arqueológico à luz de diferentes perspectivas e experiências. Nesta segunda edição dar-se-á particular relevo à socialização da Arqueologia e às potencialidades do património arqueológico enquanto recurso sociocultural e económico.

Para tal contamos com a apresentação de vários projetos, nacionais e internacionais, focados na salvaguarda e difusão do conhecimento sobre o património arqueológico e no envolvimento das comunidades locais nesse propósito.
Estará em discussão a noção de uma “Arqueologia Pública” e a importância de se pensar a ciência e património arqueológicos como um recurso de futuro, potenciando o respectivo valor científico e impacto social.

Objectivos

  • “Levar as pessoas à Arqueologia”: dar a conhecer diferentes projetos e experiências na área da divulgação e socialização da Arqueologia
  • “Levar a Arqueologia às pessoas”: promover a socialização do património arqueológico como mais-valia para a divulgação do conhecimento científico e a preservação da memória comum

Público-alvo

  • Alunos de 1º, 2º e 3º Ciclos de Arqueologia
  • Profissionais de Arqueologia, em especial técnicos de autarquias e de instituições museológicas
  • Profissionais de Museologia
  • Gestores Culturais
  • Outros Profissionais

Parcerias Institucionais

 

Share on FacebookTweet about this on Twitter