Começou em Campo Maior o Campeonato Regional de Natação (com fotos)

DSC_0040Começou esta sexta-feira, 23 de Fevereiro, o Campeonato Regional de natação em Absolutos e Categorias.

Até domingo mais de 200 atletas vão correr nas piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior.

João Augusto, presidente da ANIC – Associação Natação Interior Centro, assume que este vai ser um fim-de-semana de natação. “São os campeonato regionais, estão cerca de 20 equipas, mais de 200 atletas, por isso vai ser um fim-de-semana de natação. A expectativa é a pensar nos atletas que eles se superem e que tenhamos mais atletas nos campeonatos nacionais, que se realizam no próximo mês. Já temos nadadores atletas da guarda, Ponte de Sor, Fundão, Elvas com mínimos para os nacionais. Esta pista de Campo Maior é rápida e por isso neste fim-de-semana temos todas as condições para fazer uma boa jornada de natação”, assumiu.

O Clube Elvense de Natação já tem dois atletas no Campeonato Nacional que se realizam no Funchal entre 22 e 25 de Março. Para Cristina Jantarão este campeonato em Campo Maior pode “fazer subir para cinco o número de atletas elvenses no campeonato do Funchal”.

O Sporting Clube Campomaiorense é o anfitrião da competição, mas apenas tem dois atletas em prova. O Professor José Mercês, “afirma ainda assim que há possibilidades de conseguir bons tempos e dignificar o símbolo do clube”.

Perto de duas dezenas de equipas estão presentes, nesta competição. A Campo Maior chegaram clubes deste a Guarda a Odemira.

Rui Lourenço, Professor do CCD da Sertã – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara da Sertã, espera conquistar vários pódios nesta prova e dar seguimento aos feitos dos últimos anos.

“Os últimos regionais têm corrido bem, queremos manter os bons resultados. Para uma localidade como a Sertã a nossa evolução tem sido acima da média. Os atletas estão entusiasmados e já conseguimos ser campeões nacionais, tivemos o Ricardo Pereira (agora no Benfica) a conseguir um record nacional. Temos potencial e com o esforço de todos as coisas vão andando”, disse Rui Lourenço.

A representar Odemira estão 8 atletas do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira.

O treinador Bernardo Matos assume que o novo formato em três dias facilita muito mais as equipas e a maior presença de clubes em prova.

Quanto aos jovens em competição o objectivo é claro, conseguir os melhores tempos para atingir as provas nacionais ou zonais.

Inês Paula, de 12 anos, atleta do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, espera assegurar “tempos para os zonais em costas e crol”. Já João Ferreira da Sertã sente que este ano a “competição está num nível mais elevado”.

De Elvas, Inês Renga quer juntar-se aos colegas Joaquim e Barbara que já conseguiram tempos para o Campeonato Nacional no Funchal. Quanto a José Carapiça, do Campomaiorense, é apenas um dos dois atletas a representar Campo Maior, e também ele quer estar nas provas nacionais.

O Campeonato Regional de Natação decorre até domingo nas piscinas da Fonte Nova. Esta prova é organizada pela AniCentro e da AnAlentejo, que conta com o apoio do Município de Campo Maior.

Oiça as declarações nos noticiários

Share on FacebookTweet about this on Twitter