GNR em ações de sensibilização com população idosa devido ao frio

IdosoSegurana.jpgA Vaga de Frio que se tem feito sentir em Portugal, levou a GNR a reforçar, em todo o território, ações de sensibilização com os idosos que vivem sozinhos e isolados.

Cerca de 400 militares estão afetos diariamente à população mais vulnerável, e a direcionar o patrulhamento para as residências, transmitindo conselhos para melhor se protegerem do frio.

O Tenente-Coronel José Moisés, do Comando Territorial da GNR de Portalegre, explicou como irá decorrer esta operação. “Nós iremos estar especialmente atentos nestes dias, quer no aconselhamento relativamente a cuidados nestes dias mais frios, quer também na sinalização às autoridades de saúde para um acompanhamento técnico nessa área”, disse.

José Moisés refere também a importância destas acções para com a população mais idosa. “É uma preocupação no meio onde estamos inseridos, um meio rural, com algumas situações de isolamento, mantermos algum contacto regular com idosos, especialmente aqueles que estão mais isolados”, afirmou.

A GNR aconselha ainda a proteger devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio, e manter a ventilação das divisões correta para evitar a acumulação de gases prejudiciais à saúde.