IPP com mais de 1000 alunos inscritos

ipp_logo.jpgAs quatro Escolas do Instituto Politécnico de Portalegre contam, no ano letivo 2017/2018, com mais de 1000 novos alunos.

Nas licenciaturas, matricularam-se 516 novos alunos, ultrapassando, assim, as vagas iniciais abertas para o CNAES (511), sobretudo nos cursos de Turismo, Serviço Social, Jornalismo e Comunicação na ESECS; nos cursos de Gestão, Administração Publicidade e Marketing, Engenharia Informática e Design e Animação Multimédia na ESTG; no curso de Enfermagem Veterinária na ESAE; e no curso de Enfermagem na ESS. Para além destes, os cursos de Agronomia, de Equinicultura, de Design de Comunicação e de Higiene Oral obtiveram também resultados muito satisfatórios, a par dos cursos pós-laborais de Gestão e de Serviço Social.

Dos 516 novos alunos das licenciaturas do IPP, 59% entraram pelo Concurso Nacional de Acesso, 37% pelo contingente dos Concursos Especiais (diplomados de cursos Técnicos Superiores Profissionais, maiores de 23 anos, titulares de cursos superiores e mudanças de par Instituição/curso) e 4% ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional.

Para os 12 cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) matricularam-se 160 novos alunos. O IPP tem CTeSP a funcionar em Portalegre, em Elvas, em Ponte de Sor, e pela primeira vez em Campo Maior, onde dois novos CTeSP iniciaram as suas atividades letivas, numa parceria que envolveu o município, a Delta e a Hutchinson.

No que diz respeito aos cursos de mestrado, nas 4 escolas do IPP matricularam-se 200 novos alunos, sendo que o mestrado de Enfermagem, em associação com outras instituições de ensino superior do Alentejo e de Castelo Branco, é o mais concorrido.

Para além dos 22 alunos que se matricularam para fazer todo o curso de licenciatura ao abrigo do estatuto do estudante internacional, eistem mais 30 novos alunos que vêm fazer parte do curso (1 ou 2 semestres), 18 dos quais ao abrigo do Programa ERASMUS. Estes 52 novos alunos internacionais são, fundamentalmente, originários do Brasil, Espanha, São Tomé e Príncipe, mas também da Bósnia, Letónia, Hungria e Turquia.

O Centro de Línguas e Culturas (CLiC) do IPP tem já 133 novos alunos inscritos em cursos a funcionar em Portalegre, Elvas e Ponte de Sor, prevendo-se ainda mais 45 novos alunos em cursos a funcionar em Campo Maior, em parceria com a autarquia.

O Núcleo de Formação Contínua (NFC) do IPP, que oferece cursos de curta duração e formação pós-graduada ao longo de todo o ano, conta já com 23 novos alunos no presente ano letivo.