10 povoações do concelho do Alentejo abastecidos com autotanques

Água2Quase cinco mil pessoas estão com problemas no  abastecimento público de água, que está a ser realizado com recurso a autotanques dos bombeiros em 10 povoações do Alentejo, devido à seca.

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que esteve presente numa reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul e Comissão de Gestão de Albufeiras, afirma que os problemas com a água já abrangeram um total de quase cinco mil habitantes, mas, atualmente rondam dois mil habitantes.

Os problemas estão relacionados com escassez de água e com pequenas povoações que têm captações subterrâneas, sendo que, nesses casos, o problema irá prolongar-se.

Os concelhos abrangidos por este problema são Alandroal, Arraiolos, Almodôvar, Borba, Odemira, Mértola, Ourique e Avis, pertencentes aos distritos de Évora, Portalegre e Beja.

Outro tema em discussão, prende-se, com a questão da barragem da Vigia, que serve para rega e para abastecimento público, e que é a causadora de grandes preocupações e problemas. Para solução, os regantes desta barragem terão de corrigir os consumos excessivos. Sendo que, esta correção, possibilitará que exista um volume de água que garantirá dois anos de abastecimento público.

A albufeira poderá cessar a rega e começar com a recuperação do volume normal, a partir de 15 de Setembro, graças ao abastecimento de água através do Alqueva.

Na primeira semana de setembro, irá ocorrer uma nova reunião de Subcomissão Regional da Zona Sul,  acerca da situação da seca.