Retiro encerrado de quarta a sábado e Caia com policiamento

OperacaoCaiaFev2015.jpgA fronteira do Caia, entre Elvas e Badajoz, vai ser reposta entre as zero horas de quarta-feira dia 10 e as 24 horas de sábado dia 13. Ou seja, a circulação deixa de ser livre. Esta decisão tem a ver com as normas de segurança a propósito da vinda do Papa Francisco a Portugal.

Além do Caia, a passagem de veículos entre Portugal e Espanha só vai estar autorizada em mais oito pontos da fronteira: Marvão, Vila Verde de Ficalho (ambas no Alentejo), Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Monfortinho e Vila Real de Santo António. Desta forma, a passagem pela fronteira do Retiro, entre Campo Maior e Badajoz, não vai ser autorizada durante os quatro dias referidos.

A vigilância fronteiriça faz-se 24 horas por dia e vai ser sistemática no contexto da entrada no país, seja por mar, terra ou ar. A grande diferença vai ser na fronteia terrestre, onde as pessoas vão verificar uma movimentação policial, mais visível nos pontos de passagem autorizada. Os condutores e ocupantes de veículos devem encarar a situação como normal e andar documentados. Os documentos são o Cartão do Cidadão, mas também serve o passaporte.