Preço do azeite continua a subir desde 2014

Azeite.jpgO preço do azeite tem vindo a aumentar desde 2014. Este aumento deve-se à baixa produção que se tem vindo a verificar na Europa.

A Rádio Campo Maior falou com olivicultores da região, que manifestaram a sua opinião relativamente à produção de azeitona e consequentemente de azeite, e também em relação à subida dos preços.

De acordo com o engenheiro José Maria Falcão, presidente da Associação de Olivicultores da Região de Elvas, “a produção caiu mais de 30% em 2015/2016”, os preços que estão a ser praticados atualmente “são demasiado altos” e defende um equilíbrio no setor.

José Luís Lourenço, de Vila Boim, é agricultor há mais de 30 anos e refere que a última campanha, referente a 2016/2017 foi “muito fraca, mas de boa qualidade”.

As oliveiras começam agora a estar em flor, mas a campanha 2017/2018 é uma incógnita para os olivicultores, devido à seca extrema que se regista atualmente.

Os países europeus são os principais consumidores de azeite, seguindo-se o Brasil e os Estados Unidos da América, mas também os países do Médio Oriente, China e Japão começam a consumir este produto.

Oiça a reportagem nos noticiários da Rádio Campo Maior nos noticiários às 8, 9, 12, 16 e 19 horas