Ana Amorim e II Jornadas dos Paliativos no “À Conversa Com”

AnaAmorimREA segunda edição das Jornadas de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, dirigido a profissionais de saúde, realiza-se esta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, no Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre.

Ana Amorim (na foto ao lado), médica responsável pelo serviço de Cuidados Paliativos do hospital da capital de distrito é a convidada da edição de hoje do “À Conversa Com”, onde fala acerca desta edição das jornadas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“Cuidados Paliativos são cuidados de que todos precisamos e são cuidados, ao contrário do que se pensa que são só para ser prestados na fase terminal não, são cuidados que se prestam a todas as pessoas que têm doenças crónicas e incuráveis, com a evolução mais ou menos rápida e em que fazemos o acompanhamento não só da patologia como também da parte total da pessoa, não só da parte orgânica como também da parte pessoal, psicológica e com o apoio à família”, de acordo com Ana Amorim.

A médica responsável garante ainda que o trabalho desenvolvido é “em equipa multidisciplinar”, e no Hospital Doutor José Maria Grande existem “nove camas de internamento, consulta externa e consulta de apoio no luto”, assim como “uma equipa de apoio intra-hospitalar de cuidados paliativos, para dar suporte a doentes que estejam noutros serviços”.

As jornadas têm início amanhã, quinta-feira dia 21, pelas 8.30 horas e decorre até às 16.15 com diversos painéis de debate, terminando o primeiro dia com um jantar. No segundo dia, sexta-feira dia 22, tem início pelas 8.30 horas, mais uma vez, seguindo os debates ao longo de todo o dia, com término pelas 18 horas.