Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado na APPACDM

APPACDM_ElvasO Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se esta quinta-feira, dia 3 de Dezembro.

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas assinala esta data com “algumas atividades realizadas em alguns pontos da cidade para levar aos elvenses algumas mensagens relacionadas com este dia”, de acordo com Isabel Lopes, técnica de comunicação da instituição.

Durante a tarde os utentes da APPACDM de Elvas vão ter oportunidade de “ter contacto com motas do Grupo Motard Alentejano de Elvas”.

Esta é uma data que tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Também a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala este dia através da realização de diversas ações de sensibilização, a nível nacional.

De acordo com o Capitão Ricardo Samouqueiro, Oficial de Comunicação e Relações Públicas da GNR de Évora, estas iniciativas “têm o objetivo de promover os direitos das Pessoas com Deficiência”.

Estas ações têm origem no “Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência” criado pela GNR no ano 2014, que visa a promoção dos direitos e garantias de condições de vida dignas às pessoas com deficiência.