“Refidelização” de contratos no “À Conversa Com”

MaraConstantinoRCMA DECO lançou um abaixo-assinado, disponível na página www.2anosbasta.pt, que visa “regulamentar a “refidelização” dos contratos das Comunicações Eletrónicas”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

“A DECO tem constatado que as operadoras aproveitam o fim dos períodos de fidelização inicial dos contratos para vincular novamente os consumidores, emaranhando-os numa teia de contínuas (re) fidelizações. As operadoras, mediante propostas de alteração, contratação de novos serviços ou oferta de descontos no preço final, impõem um novo vínculo ao consumidor – a chamada refidelização”, de acordo com Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO e convidada na edição de hoje de “À Conversa Com”.

“Muitos consumidores só têm consciência da sua refidelização no momento em que pretendem mudar de operadora ou terminar o contrato antecipadamente. Nessa altura, são-lhes exigidas avultadas indemnizações e imposto um procedimento que torna o cancelamento lento, burocrático e oneroso”, sublinhou.

Mara Constantino refere que “na página www.2anosbasta.pt, os consumidores terão também oportunidade de utilizar o simulador, quer para encontrar o tarifário mais adequado ao seu perfil de consumo, quer para receber o cartão “2anosbasta”, que lhes permite usufruir de um ano de ajuda gratuita da DECO, no caso de problemas com os operadores de telecomunicações”.