“À Conversa Com” Mariana Mota

MarianaMotaVereadoraCamaraMonforteA romaria a Nossa Senhora dos Prazeres, no concelho de Monforte, volta a ser reconstituída, histórica e etnograficamente, na próxima segunda-feira, dia 13 de abril.

De acordo com Mariana Mota (na foto), vereadora na autarquia monfortense, convidada na edição de hoje do “À Conversa Com”, este é “um acontecimento que faz parte da cultura das gentes daquele concelho”.

A concentração dos romeiros está marcada para as 8h30 e partida para as 9 horas. Por volta das 10 horas efetua-se paragem nas Alvarianas, onde é servido chá e bolos típicos do concelho. Uma hora mais tarde está prevista a chegada a Prazeres. Às 11h30 há missa solene, seguida de procissão. A partir das 13h30, há degustação de produtos regionais, sendo que o município oferece porco assado no espeto a todos os romeiros participantes.

A romaria a Nossa Senhora dos Prazeres coincide com o feriado municipal de Monforte. Normalmente, neste dia, cerca de 400 pessoas, participam, de forma ativa, na reconstituição histórica e etnográfica da romaria.

Ouvir aqui “À Conversa Com”