1º Festival Intercultural de Elvas no “À Conversa Com”

SlabaDinamicaA Sílaba Dinâmica  é um Associação Intercultural e é o tema da edição de hoje do “À Conversa Com”.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”

“Esta associação vai de encontro aquilo que é a comunidade cigana, porque nós sentimos que a comunidade cigana de Elvas está um pouco, não abandonada, mas digamos que está um pouco órfão disto que é uma associação. A Sílaba Dinâmica enquanto associação nasce como um Grupo Ativo Comunitário, foi um grupo que surgiu de um protocolo assinado entre a câmara e o Conselho da Europa, depois este grupo ativo sentiu a necessidade de se sentir um pouco mais credível perante as instituições e foi daí então que surgiu a ideia de formarmos uma associação”, revela Luís Romão, membro desta associação.

O 1º Festival Intercultural que a Sílaba Dinâmica organiza realiza-se este sábado, em Elvas. “Este festival tem duas vertentes, a primeira é a vertente social, e a segunda vertente vai de encontro ao convívio entre culturas, também um dos nossos grandes objetivos é desmistificar um pouco o que é a comunidade cigana”, refere Luís.

Luís Romão apresenta aqui as atividades que fazem parte deste festival: “vamos ter vários artistas ciganos, vamos também ter uma exposição fotográfica de um membro que faz várias exposições a nível nacional, vamos ter a participação de membros da Gota d’Arte, vamos ter animação durante o dia inteiro, vamos ter mostra gastronómica, isto é importantíssimo porque nós enquanto comunidade cigana também temos os nossos pratos e são alguns desses pratos que vão ser apresentados”.

Este evento é de cariz solidário, tal como revela Luís Romão.

Este evento é de cariz solidário: “sabendo de antemão que a comunidade cigana é uma das comunidades mais favorecidas do nosso concelho mas nós, apesar de sermos favorecidos, vamos também contribuir, não só com um alimento, mas com dois. O objetivo é cada pessoa que entrar no festival ceder dois alimentos, estamos ainda em contactos com o Banco Alimentar e outras instituições para ver qual delas vai receber os produtos”.

O 1º Festival Intercultural da Sílaba Dinâmica, associação elvense, realiza-se este sábado, dia 11, nas instalações da Gota d’Arte, a partir das 15 horas.