Tarifários de luz é tema para o “À Conversa Com”

MaraConstantino_3A batalha dos descontos nos planos de energia tem feito mexer o mercado energético. De acordo com Mara Constantino, jurista na delegação de Évora da DECO e convidada na edição de hoje do “À Conversa Com”, “há margem para os operadores oferecerem, direta ou indiretamente, melhores tarifas aos consumidores”, que aqueles que existiam até então.

Ouvir aqui “Conversa em Dia”

“A EDP comercial responde ao Plano Energia³, da Galp e do Continente, com um tarifário igualmente competitivo (Casa 10). Numa coisa já ganhou: a poupança é direta. Com a Galp e o Continente, descontos só em cartão”, adianta a jurista.

“Acreditamos que estes tarifários são uma resposta às nossas iniciativas para mexer no mercado energético em prol dos consumidores: o leilão de energia, a campanha “Poupe na Botija” e a primeira negociação coletiva de combustíveis DECO Mais”.

Ao longo desta entrevista, Mara Constantino apresenta os prós e os contras dos dois planos energéticos. O Plano Energia³ junta eletricidade, gás natural, gás de botija e combustível. Oferece descontos até 50% nos termos fixos da eletricidade e do gás natural; de 10% na aquisição de gás de botija e de 12 cêntimos em cada litro de combustível. O Casa 10 (só eletricidade) e o Casa Total 10 (eletricidade e gás natural), ambos da EDP Comercial, aplicam 10% de desconto ao termo fixo e ao termo variável, quer na eletricidade quer no gás. Em ambos os casos só está disponível para potências contratadas entre 3.45 kVA e 20.7 kVA.

O grande senão do Plano Energia³ é que a poupança é indireta. O desconto é atribuído através de um cupão que chega com a fatura mensal de energia, e que deve ser levado a uma loja Continente no prazo de 1 mês para ser creditado no cartão. O desconto só fica disponível no dia seguinte, tal como quando fazemos compras. Quem opta pela fatura eletrónica, tem de a imprimir e o resto do processo é igual. A conversão de cupões em crédito no cartão não é simples, dá trabalho ao consumidor e pode levar a que alguns talões fiquem por usar. Os descontos convertidos para cartão não são revogáveis caso mude de operador.

Outro inconveniente: o desconto tem de ser obrigatoriamente usado nas lojas Continente e suas associadas e estas podem não ser as da sua eleição, podem não existir na zona onde mora ou pode até encontrar melhores preços noutras. Estes fatores devem ser ponderados.

Na EDP, o desconto é feito diretamente na fatura, o que é muito mais prático para o consumidor. No entanto não contempla a opção de tarifa bi-horária e obriga sempre a aderir online, com débito direto e fatura eletrónica.

O tarifário Galp e Continente é indexado, ou seja, muda se alterarem as tarifas transitórias, o que pode acontecer trimestralmente. Os da EDP, não.