Portugal 2020: “Muitas empresas não estão preparadas”, diz Nabeiro

RuiNabeiroemEvora

“Muitas empresas não estão preparadas” para aproveitar os fundos comunitários europeus, garantiu ontem, em Évora, o Comendador Rui Nabeiro, durante a 4ª conferência do Ciclo de Conferências Portugal 2020, organizado pelo Dinheiro Vivo em parceria com a PwC, EDP e PT.

O presidente do Grupo Nabeiro considera que falta a muitas empresas portuguesas preparação para poderem aproveitar os fundos europeus: “Muitas empresas estão preparadas para aproveitar, muitas outras não estão. O mundo e o Alentejo estão carentes de muitas coisas. Eu prefiro dar trabalho a todas as pessoas da minha região. Quem não está preparado tem que preparar-se porque ninguém se prepara de um dia para o outro e o 2020 foi lançado assim”.

Portugal irá receber 25 mil milhões de euros de fundos europeus até 2020. Uma das grandes prioridades é a deslocação do investimento das infraestruturas, onde Portugal está acima da média europeia, para a competitividade e a internacionalização das empresas, que é o grande défice do país.

Com os fundos comunitários em destaque, o debate juntou o comendador Rui Nabeiro, Paulo Neto, professor na Universidade de Évora, e Luís Rosado, administrador delegado da Fundação Eugénio de Almeida. A sessão de abertura da 4ª conferência Portugal 2020 esteve a cargo de Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora.