Congresso Nacional “Cientistas em Ação” no “À Conversa Com”

RuiDiasCentroCienciaVivaEstremozO X Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, do Centro de Ciência Viva de Estremoz, decorre entre os dias 16 e 18 de abril.

O diretor do centro, Rui Dias (na foto), convidado na edição de hoje do “À Conversa Com”, lembra que esta “é a iniciativa que melhor cumpre os objetivos para que o espaço foi criado”, embora não seja aquela que apresenta maior visibilidade.

O congresso, destinado a crianças e jovens, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, surge da transposição das discussões públicas entre os cientistas, para a comunidade escolar. Com a iniciativa pretende-se reconhecer e privilegiar a troca de experiências e ideias entre os alunos, a sua discussão e a importância fundamental de poder reconhecer que o erro, sem que isso constitua um problema.

Os trabalhos a elaborar devem estar relacionados com a temática geral do funcionamento do Planeta, o que não se esgota na área de Geologia. Física, Química, Biologia e Informática

Aos melhores trabalhos serão atribuídos prémios. Alunos participantes, professor acompanhante e respetiva escola recebem diversos materiais (como kits científicos,vouchers, consumíveis para experiências/maquetas e equipamentos digitais), certificados, menções honrosas e troféus pelos três níveis de ensino.

As inscrições estão abertas até sexta-feira, dia 3 de abril, e estão disponíveis em http://www.poloestremoz.uevora.pt/cientistas/form_tab.php, tal como, o regulamento de participação em http://www.ccvestremoz.uevora.pt/upload/pdf/Regulamento_2015_CongNacCientistasAcao.pdf.

Ouvir aqui “À Conversa Com”