Dois pilotos paraplégicos vão competir na Baja Portalegre

unnamedO português Valter Martins e o espanhol Isidre Esteve, ambos pilotos de duas rodas, tinham tudo para sonharem com um futuro notável, mas por acidente, ficaram paraplégicos.

Contudo, nenhum baixou os braços, e de Polaris continuam os dois a praticar a modalidade de que sempre gostaram, e na 28.ª Baja Portalegre 500 irão estar a competir lado a lado.

Valter Martins sagrou-se vice-campeão mundial júnior de Enduro em 2002, mas em 2004 o acidente deixou-o paraplégico, tendo regressado às competições de Todo-o-Terreno no Raide TT da Ferraria em 2013, aos comandos de um Polaris, preparado pelo então Campeão Nacional João Lopes.

Isidre Esteve foi vice-campeão europeu de Enduro em 1995 e de Espanha em 1999, participou várias vezes no Rally Dakar, onde foi 4.º classificado nas edições de 2001 e 2005. Em 2007, sofreu uma lesão de extrema gravidade, depois de cair na Baja Almanzora, onde fraturou as vértebras T7 e T8.

O espanhol é agora piloto da equipa KH-7 Polaris e acredita ser possível sagrar-se Campeão de Espanha, um dia, ele que este ano ocupa a segunda posição absoluta.

Também Miguel Villar, destacado navegador e piloto nos anos 80 e 90, vai participar na Baja Portalegre 500, ele que em 1997 um grave acidente o deixou um mês em coma, tendo recuperado e a sua recuperação é considerada um caso raro. Vai participar nesta 28.ª edição com a Yamaha Banshee, que já havia participado com a mesma antes do acidente também nesta pova alentejana, onde irá constar apenas uma frase “Tomás esta é por ti”, dedicada ao seu amigo Tomaz Melo Brayner.

Miguel Villar afirma que a sua participação tem como lema “Se o gajo conseguiu eu também consigo” uma frase que, de alguma forma, é extensiva a estes três pilotos que vão participar na Baja Portalegre 500.