Cante Alentejano homenageado hoje em Reguengos de Monsaraz

alentejoalentejoO ciclo de espetáculos Outubro Mês da Música vai homenagear o cante alentejano hoje, sexta-feira dia 24, pelas 21 horas, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com a exibição do documentário “Alentejo, Alentejo” e atuações de grupos corais. O documentário realizado por Sérgio Tréfaut surgiu no âmbito da candidatura do cante a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO e venceu o prémio de melhor filme português no festival internacional de cinema independente IndieLisboa 2014.

Este trabalho cinematográfico, que teve estreia nacional há cerca de um mês, pretendeu, através de uma viagem pelo Portugal contemporâneo, refletir o modo musical único que o cante possui e o traço identitário que o liga à região do Alentejo.

Além da projeção do filme, a noite de hoje será também preenchida com as atuações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, grupo os Bel ?Aurora e do Grupo Gente Nova de Campinho.

O ciclo de espetáculos vai encerrar no dia 25 de outubro, sábado, às 17 horas, com o concerto da Banda da Armada, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.

O Outubro Mês da Música, que teve início no dia 1 de outubro, integrou um recital de canto e piano com Ana Lopes (soprano), Lara Rainho (soprano), Cláudia Anjos (piano) e Pedro Saraiva (trompete), o espetáculo “Mar de tanto Amar”, com a fadista Dora Maria, “Cantigas do Festival”, com um repertório totalmente dedicado a músicas vencedoras do Festival da Canção e o concerto conjunto da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, acompanhadas por Carlos Guilherme, que juntou em palco cerca de 130 músicos.