“À Conversa Com” Elsa Grilo

ElsaGriloRCMOs projetos de recuperação do Forte da Graça, em Elvas, já foram realizados e todas as obras encontram-se a concurso.

Elsa Grilo (na foto), vice-presidente do município de Elvas está hoje no “À Conversa Com” para dar a conhecer tudo aquilo que a Câmara Municipal tem programado para este monumento histórico, para depois de realizadas as obras de requalificação.

De acordo com Elsa Grilo, os objetivos da intervenção que se vai levar a cabo no Forte passam, sobretudo, por “contribuir para a preservação e para a atratividade da cidade enquanto Património Mundial e reforçar a dinamização da economia local”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Para este monumento histórico, o município tem uma “proposta de musealização que procura selecionar percursos chave do Forte e estratégias museográficas e expositivas”. A Câmara de Elvas propõe quatro percursos temáticos, sendo que o Forte vai contar com uma zona de acolhimento e de orientação do público, uma zona de receção e loja, cafetaria, instalações sanitárias, áreas de apoio técnico (como as salas de montagem de exposições e gabinetes de apoio) e um espaço para serviços educativos.

O Forte da Graça é monumento nacional desde 23 de junho de 1910 e Património da Humanidade desde 30 de junho de 2012.