Campeonato Europeu de Windsurf em Reguengos de Monsaraz

windsurf_reguengosReguengos de Monsaraz vai receber a partir de hoje e até 4 de março o Campeonato Campofrio Alqueva Formula Windsurfing 2014. Esta é a primeira etapa do Campeonato Europeu de Windsurf na classe Formula Windsurfing e vai decorrer no Centro Náutico de Monsaraz  no Grande Lago Alqueva.

A competição vai integrar o campeonato nacional, o ranking ibérico de águas interiores, o ranking europeu e o ranking mundial da classe Formula Windsurfing. Estão confirmados participantes de cinco países, entre os quais alguns atletas do top 15 mundial, nomeadamente Marco Begalli, de Itália, Valentin Brault, de França e Miguel Martinho, de Portugal.

Este é o terceiro ano que o concelho de Reguengos de Monsaraz recebe uma prova de windsurf. Desta forma pretende-se promover as potencialidades da região e do Grande Lago Alqueva na área dos desportos náuticos.

Após a competição em Reguengos de Monsaraz, o Campeonato Europeu de Windsurf da classe Formula Windsurfing vai ter provas na Lituânia, Alemanha, Finlândia, Estónia, Itália, Polónia, Letónia e Croácia.

A Formula Windsurfing foi criada em 1999 com o objetivo de ser uma classe de forte vocação para a competição, mas também para reduzir a quantidade de material que um atleta tem de transportar para cada campeonato, pois só poderá inscrever uma prancha, três velas e dois fins (quilha da prancha). Assim, torna-se mais fácil um amador poder competir com os profissionais, uma vez que existe um maior equilíbrio e por isso sobressai a técnica e a tática do próprio velejador. Esta classe tem intervalo de vento de 7 a 35 nós para se efetuarem as provas, o que também reduz a capacidade física de cada atleta.