“Azeitona Segura 2013” termina com detenção de 40 pessoas

azeitonaO Comando Territorial de Portalegre, através dos Destacamentos Territoriais de Portalegre, Nisa, Elvas, Ponte de Sôr e Destacamento de Intervenção, realizou, entre dia 1 de Novembro de 2013 e 31 de Janeiro de 2014, a operação “Azeitona Segura 2013”. Esta operação decorreu também a nível nacional e teve como objetivo intensificar o patrulhamento nas explorações agrícolas onde se realizam as campanhas de apanha de azeitona de modo a promover um clima de segurança e protecção de pessoas e bens durante o desenrolar da campanha da azeitona.

No âmbito desta operação no distrito de Portalegre, registaram-se 18 crimes, a que corresponderam as detenções de 40 pessoas. Foram apreendidos 13.909 quilogramas de azeitona.

No balanço deste ano, o Comando Territorial de Portalegre contou com 4058 militares empenhados ao longo dos três meses, tendo efectuado 356 ações de fiscalização e sensibilização, que resultaram na elaboração de 17 autos de contra-ordenação por falta de guias de transporte e infracções à legislação rodoviária. Foram ainda identificadas por suspeita da prática de furto de produtos agrícolas 27 pessoas.

O distrito de Portalegre caracteriza-se como uma região agrícola por excelência, na qual tem grande expressão a olivicultura e seus derivados, principalmente a sua preparação, transformação e produção em lagares de azeite, principalmente na área territorial correspondente ao Destacamento de Territorial de Elvas, onde se registaram mais tentativas de furtos e detenções neste âmbito.