INALENTEJO apoia a Criação de postos de trabalho

PostosTrabalhoINALENTEJOA Autoridade de Gestão do INALENTEJO aprovou mais 19 projectos de investimento promovidos por microempresas do Alentejo no âmbito do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior, cujo investimento total ascende a 325 mil euros, com um incentivo FEDER associado de 141 mil euros, os quais vão permitir a criação de mais 32 novos postos de trabalho, com um prémio à criação de postos de trabalho de 415 mil euros.

Até ao momento, no âmbito deste Sistema de Incentivos, o INALENTEJO já apoiou 72 microempresas da Região Alentejo, permitindo a criação de 109 novos posto de trabalho. O investimento total a realizar associado a estes apoios ascende a 1.238 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER total de 589 mil euros e um prémio total à criação de postos de trabalho de 1.147 mil euros.

Os projectos agora aprovados correspondem à Fase IV do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior, abrangem diversos concelhos da Região Alentejo e enquadram-se em sectores de actividade diversificados, que passam pelo turismo, comércio, indústria e serviços.

O Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior, que se enquadra no programa Valorizar – Criar Valor com o Território, é um sistema simplificado de incentivos. Aplica-se a projectos de investimento inferior a 5 mil euros, ou igual ou superior a 5 mil euros, mas inferior a 25 mil euros nas freguesias não rurais, e à criação de até 2 postos de trabalho durante 12 meses.

A V e última fase de apoios do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior arrancou no dia 8 de Outubro e está aberta até ao dia 9 de Dezembro, dando oportunidade às microempresas para apresentarem as suas candidaturas a apoios, quer de promoção do investimento, quer de apoio à criação de postos de trabalho. Em complemento, há ainda a possibilidade de a parte do investimento não coberto por fundo perdido poder ser financiado através da linha de crédito INVESTE QREN.