“Retrospectiva” de Rita Pardal na vila medieval de Monsaraz

Exposio_Retrospectiva_-_Rita_Pardal__1O ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto apresenta entre os dias 5 de outubro e 17 de novembro a mostra “Retrospectiva”, de Rita Pardal. A exposição pode ser apreciada diariamente entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30 na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz.

Rita Pardal apresenta trabalhos produzidos em técnica mista sobre tela. Autodidata, começou cedo a misturar técnicas e materiais sobre vários tipos de suportes, como madeira, tela ou parede.

“A minha conceção artística não segue nenhuma corrente em particular, traduz-se sim pela vontade de conceber uma peça que surge de um momento. Este momento não decorre de um tumulto introspetivo sedimentado, nem é dotado de coerência artística, mas sim da espontaneidade “in loco”, do divertimento”, afirma Rita Pardal.

A artista diz ainda que “a vontade de experimentar e conjugar materiais manifesta-se pela busca constante da surpresa no final de cada peça. Procuro em última análise surpreender-me na decorrência de um processo de adição de materiais, cores e texturas, tendo total consciência de que tudo pode mudar a qualquer segundo”.