Freedom: GNR detém 91 pessoas e 10 mil doses individuais de droga

freedom18O Comando Distrital de Portalegre da GNR deteve 91 pessoas, 73 homens e 18 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 58 anos, durante a operação desenvolvida no decorrer do Freedom Festival, na Herdade da Chaminé, na freguesia de Vila Fernando, no concelho de Elvas.

Das 91 pessoas, 74 foram detidas por posse e tráfico de droga. As autoridadades apreenderam também 10 mil doses individuais de estupefacientes que são, maioritariamente, drogas sintéticas. Parte considerável são igualmente substâncias desconhecidas que agora seguem para análise.

Entre as drogas apreendidas destaque para haxixe, ecstasy, MDMA, LCD e Liamba. Todos os detidos foram presentes a tribunal, aguardando o desenrolar do processo em liberdade mediante termo de identidade e residência. Metade dos detidos são de nacionalidade portuguesa e os restantes de nacionalidade francesa e espanhola.

A GNR fiscalizou cerca de 700 veículos e mais de duas mil pessoas foram controladas. Nesta operação os militares da GNR apreenderam ainda 17 armas proibidas e registou um furto no interior do festival.

A GNR instaurou ainda 22 processos de contraordenação por posse de droga, que foram enviados para as comissões de dissuasão de toxicodependência das áreas de residência dos infratores.

Em cada um dos dias a GNR empenhou um efetivo de 50 militares, tendo a operação visado garantir a ordem pública, circulação rodoviária e deteção de ilícitos associados ao evento.

O Freedom Festival é promovido pela empresa Cristal Matrix e é dedicado à música eletrónica e de trance e na edição deste ano participaram cerca de oito mil pessoas.