Segunda edição da Pechakucha Night hoje em Portalegre

PechaKuchaPTG2webA segunda edição da Pechakucha Night Portalegre decorre esta sexta-feira, 5 de julho, no Quintalão da Biblioteca Municipal de Portalegre.

À semelhança da primeira edição, esta Pechakucha Night tem como principal objetivo dar a conhecer projetos desenvolvidos por pessoas da cidade, dos arredores ou que estejam, de alguma forma, relacionadas com Portalegre.

A decorrer no Quintalão da Biblioteca Municipal a organização, da responsabilidade das empresas Armonía Eventos e Canto da Página, contará com o apoio da, recentemente criada, Associação UPAlacer. Esta última aproveita para mostrar o seu trabalho à comunidade, tendo presente um speaker.

O restante elenco de speakers será composto por:

– Projeto Distrital – DISTRito digiITAL de Alexandre Espinho, Daniela Brito Rodrigues e Tiago Silva

– Associação Pédexumbo de Sophie Coquelin

– Mercearia de Marvão de Catarina Bucho Machado

– Projeto solidário “O menino da consola” de Luís Nogueiro

– Ideario Marketing de Pablo Vila

– Quinta do Barrieiro de Maria Leal da Costa

– Festival de Cinema do Mundo de Marvão de Paula Costa e José Conde

Após a apresentação destes projetos será mostrada a curta-metragem “O homem que viveu na minha casa” de David Acates.

O Pechakucha é um evento sem fins lucrativos, aberto a toda a gente que queira apresentar de forma gratuita projetos artísticos e culturais, empresas, investigações,

ideias empreendedoras e iniciativas emergentes. Assim, o preço de entrada que será de 2€ reverte por completo para cobrir os custos de organização.

O conceito da Pechakucha Night foi criado em 2003 pelos arquitetos Astrid Klein e Mark Dytham em Tokio. A primeira Pechakucha Night celebrou-se com o fim de dar a conhecer um espaço multiusos, que é galeria, sala de estar, bar , club, cozinha criativa, etc. Atualmente, o estúdio de arquitetura “Klein Dytham” apoia a rede global da Pechakucha Night e continua a organizar o evento em Tóquio. Pechakucha tomou o seu nome do termo japonês que reproduz o som de uma conversa (“chit chat”).

Atualmente a realizar-se em mais de 600 cidades em todo o mundo sendo 7 delas portuguesas: Lisboa, Guimarães, Porto, Coimbra, Fundão, Tomar e Portalegre.

Pechakucha 20×20 é o formato com o qual pessoas talentosas e criativas apresentam ideias e projetos, em que se mostram 20 imagens, com a duração de 20 segundos. Todas elas passam de forma automática enquanto se faz a apresentação, tendo cada apresentação a duração de 6 minutos e 40 segundos.