PORTALEGRE: IMPACTO ECONÓMICO DO IPP APRESENTADO HOJE

Instituto_Politcnico_de_PortalegreO estudo do impacto socioeconómico do IPP nos concelhos de Portalegre e Elvas que pretende identificar o efeito direto e indireto na atividade económica destes concelhos, é apresentado, hoje, dia 19, às 16:00, nos serviços centrais do IPP.

O trabalho de investigação foi desenvolvido simultâneamente nos Politécnicos de Bragança, Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, em colaboração com as Universidades do Minho e do Porto e impulsionado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

O estudo é composto por duas componentes, uma relativa à caracterização socioeconómica de cada politécnico e da sua envolvente e uma outra referente ao apuramento do impacto económico e do retorno do investimento realizado pelo Estado nestas Instituições.

Os resultados reportam-se ao ano de 2012 e, no caso do IPP, “evidenciam um impacto relevante no PIB dos concelhos de Portalegre e Elvas e a criação de diversos postos de trabalho diretos e indiretos”.

Ainda segundo o estudo, a atividade económica gerada pelo IPP representa um retorno correspondente ao triplo do OE atribuído pelo Estado a este Politécnico, no ano em análise.