Docente da UE recebe galardão EBBE NIELSEN PRIZE

Araujo_12-10-07_039Miguel Bastos Araújo, professor e investigador convidado da Universidade de Évora, foi distinguido com a atribuição do prestigiado galardão EBBE NIELSEN PRIZE, concedido anualmente pelo Global Biodiversity Information Facility (GBIF). O investigador utilizará o prémio de €30.000 no desenvolvimento de um projecto que visa a implementação do “Ecotron”: uma plataforma com instalações experimentais que permitirá validar previsões do impacto de alterações climáticas sobre a biodiversidade em diferentes locais – o que irá contribuir para uma tomada de decisões mais assertivas sobre estratégias de conservação. 

O Comité Científico do GBIF reconheceu a qualidade e o carácter inovador da pesquisa de Miguel B. Araújo na aplicação de modelos informáticos à modelação e previsão de fenómenos ambientais, especificamente relacionados com os efeitos de diferentes cenários de mudanças climáticas sobre padrões de biodiversidade a nível regional e global. 

Miguel B. Araújo é investigador do Museo Nacional de Ciencias Naturales (Madrid), professor convidado da Universidade de Copenhaga (Dinamarca) e coordenador do pólo do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/InBIO Laboratório Associado na Universidade de Évora, ao abrigo da Cátedra “Rui Nabeiro” Biodiversidade.