DECO: MAIS DE 200 MIL JÁ ADERIRAM À CAMPANHA “PAGUE MENOS LUZ”

MaraConstantinoDECOA iniciativa da Deco, de convidar os consumidores a juntarem-se para pagar menos na fatura de eletricidade, já ultrapassou as 200 mil adesões, sendo que a campanha decorre até 30 de abril.

Mara Constantino (na foto), jurista na delegação de Évora da DECO, Associação de Defesa do Consumidor, explicou, na edição de hoje de “Conversa Com”, os objetivos da campanha.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A iniciativa é inédita em Portugal, mas que já foi realizada na Alemanha, Bélgica, Holanda e Inglaterra, tem três momentos distintos. Numa primeira fase – a que está a decorrer agora -, a Deco pretende juntar o maior número de consumidores particulares de eletricidade e, para conseguir esse objetivo, pede que seja feito um registo no site www.paguemenosluz.pt .

Findo este processo, a Deco fará um leilão onde empresas como a EDP, Galp, Iberdrola ou Endesa vão apresentando ofertas, ganhando a tarifa mais baixa. “O leilão será online e o operador pode ir mudando a oferta, sendo que fecha quando, ao fim de 30 minutos, não houver nenhuma nova oferta”.

Por fim, a Deco avalia quanto é que cada consumidor registado poupa em relação ao que paga atualmente e entra em contacto com eles, para saber se querem ou não aderir à tarifa que ganhou o leilão.

Share on FacebookTweet about this on Twitter