TDT: Sinal analógico é desligado hoje

tdt-portugalO Conselho dos Ministros definiu a data de 26 de Abril de 2012, ou seja, hoje, para o fim das emissões analógicas – vulgarmente conhecido como “switch-off” – em todo o território nacional.

Com o desligamento dos últimos 15 emissores analógicos, entre os quais os do Marão, Montejunto e Monte da Virgem, e mais de uma centena de retransmissores analógicos, o plano de “switch off” fica concluído, deixando o sinal analógico de ser emitido em definitivo em todo o território de Portugal.

O sistema foi sendo implementado de uma forma faseada, tendo sido garantido um período de difusão simultânea analógica e digital terrestre, por forma a ser minimizado o impacto junto dos consumidores.

A partir deste último desligamento dos transmissores e retransmissores, quem não estiver preparado vai ficar sem televisão.

O fim das emissões televisivas em sinal analógico ocorre três anos após a decisão em Conselho de Ministros e mais de 10 anos depois de falhada a primeira tentativa de introduzir a TDT.