São Romão (Vila Viçosa): explosão faz três feridos graves

Explosao_S_RomaoUma violenta explosão provocou três feridos graves e um ligeiro e destruiu parcialmente uma habitação em São Romão, freguesia de Ciladas, concelho de Vila Viçosa, cerca das 20 horas de terça-feira dia 20.

Segundo apurou a Rádio ELVAS no local, uma fuga de gás, seguida de explosão provocou quatro feridos, três em estado grave, sendo um deles uma bebé. No momento do acidente, o esquentador estava a ser ligado para o banho da criança.

A habitação é uma construção recente, com um piso e tem “prejuízos elevadíssimos”.

Os três feridos graves são um homem de 67 anos e uma mulher de 60 anos e uma bebé com 16 meses. A bebé apresenta queimaduras de segundo grau na face e nas mãos, foi entubada e ventilada no local, e foi transportada de helicóptero para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa. Igualmente para a capital, seguiu o avô, com queimaduras em quase de 60 por cento do corpo, entubado e ventilado. No segundo helicóptero, com destino à Unidade de Queimados do Hospital de Faro, seguiu uma das avós, que apresenta uma grande extensão do corpo queimada, também entubada e ventilada no local, antes do transporte. A outra avó, uma mulher de 54 anos, é o ferido ligeiro do desastre e foi transportada de ambulância para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para além dos dois helicópteros mobilizados para São Romão, foram deslocadas duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e os Bombeiros Voluntário de Vila Viçosa, com três viaturas e 16 elementos. Militares da GNR acompanham a ocorrência, que alarmou toda a população da localidade pela violência da explosão. A Polícia Judiciária procede a investigação e a moradia está vedada pelas autoridades.